TERREIRO TEATRO COMUNITÁRIO

[en]  TERREIRO – COMMUNITY THEATRE
[es]  TERREIRO – TEATRO COMUNITARIO


TERREIRO – espectáculo bienal de teatro comunitário

TERREIRO é um espectáculo bienal de teatro comunitário assente numa cultura de valorização e materialização artística da memória colectiva da aldeia de Balugães e do noroeste peninsular. Nesta aldeia do Minho, marcada pelo caminho Português de Santiago, o TERREIRO junta a terra e o palco como dois planos que são indissociáveis da sobrevivência espiritual do homem, mas também da natureza de um teatro popular e comunitário que sempre foi feito do povo, para o povo, e a partir de uma ideia de pertença comum.

O BORZEGUIM [plataforma de materialização artística da memória colectiva da aldeia de Balugães] incide em preservar e recriar as tradições etnográficas, artísticas e culturais da aldeia de Balugães e vale do rio Neiva (Minho), onde a mensagem é transformada em ato de cidadania cultural.
É um encontro de memórias que não segue a linguagem etnográfica habitual, assume-se como um registo criativo do património material e imaterial, preferindo um olhar mais artístico, carregado de poesia.


2022 | TERREIRO

TERREIRO_teatro comunitário [cartaz geral]

O projeto “TERREIRO – teatro comunitário” é desenvolvido no âmbito do Programa Cultura para Todos numa Cidade Educadora Inclusiva, promovido pelo Município de Barcelos e cofinanciado pelo Fundo Social Europeu através do Programa Norte 2020.

APRESENTAÇÃO PÚBLICA
16 Julho 2022 | 11h00
Auditório da Junta de Freguesia de Balugães

Apresentação do projeto TERREIRO, fazendo uma retrospetiva das edições anteriores (2013, 2016, 2018), e projetando a edição de 2022.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA
16.23.30 Julho 2022 | 14h00
Adro da Igreja Românica de São Martinho de Balugães
Aberta a Todo o Público

Residência artística que envolve a comunidade no processo de criação e produção do espetáculo. Destinado a Todo o Público, os participantes terão oportunidade de experimentar e trabalhar com a companhia Teatro de Balugas na adaptação e instalação da peça “A Furgoneta” ao local, o adro da Igreja Românica de São Martinho de Balugães.

APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO
30 Julho 2022 | 22h00
Adro da Igreja Românica de São Martinho de Balugães

Apresentação do espetáculo criado e produzido pelo Teatro de Balugas em colaboração com os participantes da Residência Artística.

+ info@teatro-de-balugas.pt | + 964462891


2018 | TERREIRO


Recolha e arquivo da equipa da Divisão de Cultura e Museus do Município de Barcelos, para registo do projeto Património Cultural Imaterial (ramo do Património Cultural Imaterial nas Teatralidades e Performances Tradicionais), já que Barcelos foi a primeira cidade em Portugal e na Península Ibérica a integrar a rede mundial de Cidades Criativas, na categoria do Artesanato e Arte Popular reconhecida pela UNESCO.


2016 | TERREIRO

   

Livro de fotografia “BONS DIABOS” de Paulo Alegria
O encontro de apenas um dia do fotógrafo Paulo Alegria com o Teatro de Balugas resultou num conjunto de fotografias que nos mostram que não precisamos de mais do que um terreiro para fazer teatro. Observando o elenco, enquanto este deitava mãos à obra e tornava palco o adro da igreja românica de São Martinho de Balugães, as imagens extraídas trazem-nos o Vale do Neiva, essa terra antiga de onde o teatro popular nunca desapareceu e onde permanecem intactos os espaços onde ele acontecia.
A peça apresentada, uma adaptação para teatro de rua do “Auto dos Bons Diabos”, obra de Cândido Sobreiro, é um forte testemunho de que os “Balugas” constroem muito mais do que singelas encenações: é que, nas suas peças, o Alto Minho emerge inteiro, como região em que a permanente dicotomia entre aceitação e recusa foi sempre o gérmen criador da nossa identidade. O entusiasmo instala-se peça e livro adentro, quando nos apercebemos que as novas gerações retiveram um dos mais sábios ensinamentos: que um futuro interessante e suportável só surgirá da enxertia da planta do presente no sólido fuste do passado. [Raul Pereira, 2017]


2013 | TERREIRO

     10863587_10202259441927690_1242289914_n
Projeto de vídeo documental O TEATRO POPULAR DOS AMADORES DE BALUGAS
Em Agosto de 2013, o Teatro de Balugas levou à cena Abaixo o TGB S. Martinho de Balugães – Santiago de Compostela, um espetáculo de teatro comunitário num dos emblemáticos lugares da aldeia – a Igreja Românica de São Martinho de Balugães. Na tentativa de registar este ato artístico, foi lançado o desafio ao realizador Miguel Filgueiras, autor do premiado filme documental Alto do Minho, para, através da sua objetiva, realizar essa tarefa em parceria com o BORZEGUIM.  Miguel Filgueiras (imagem) Diogo Amaro (áudio).

Advertisement